sábado, 21 de janeiro de 2012

Sexta-feira. Louca sexta-feira.

Hoje é dia de irmos para a praia, sitio onde muitos deles nunca estiveram (apesar de viverem a 10 minutos). O pequeno almoco é especial. A Miranda preparou iogurte e estava delicioso!

Assim que termina fazemos a contagem e chega a hora crítica. Enfiar 30 pessoas dentro de uma Hiace (Onde está o Houdini quando precisamos dele?). O orcamento é muito apertado e temos que evitar gastos com a gasolina. por isso temos que ir todos de uma só vez. Dez penosos e pesados minutos depois chegamos à praia. Sem querer cair na lamechice, nunca mais me vou esquecer daquela imagem. Os miudos correm pela praia entre gargalhadas e risos nervosos. Saltam, atiram areia uns aos outros, enquanto na linha do horizonte os golfinhos saltam. Senti-me verdadeiramente num momento mágico e sei que o vou guardar para sempre comigo.

Desvaneceu rápido, no entanto. Quando dou por ela alguns deles já entravam no mar (que estava bastante agitado). Achava eu que a piscina tinha sido stressante. A cada onda o meu coracao parava e só descansava quando contava as cabecas todas. De maos dadas com uns enquanto outros se agarravam às minhas pernas ensino-os a mergulhar nas ondas. Grito para os que se afastam. Vejo o desespero estampado na cara dos outros voluntários. Mas as gargalhadas ecoavam e abafavam todo e qualquer outro som. Foi uma manha muito especial. Castelos na areia. Lutas de água. Jogos de bola. Vendedores ambulantes. Mergulhos e mais mergulhos. Corridas na berma da água. Sustos. Corridas esbaforidas para dentro de água de cada vez qu um deles se afastava demais. Agora que penso nao devo ter andado muito longe de um ataque cardiaco. Sei com toda a certeza que desde que pisei a areia, só voltei a respirar fundo quando todos estavam sentados na Combi para voltar.

Assim que nos sentamos, toda a energia e extase deu lugar à exaustao e os olhos pareciam querer, mais do que nunca, fechar. Alguns dos mais pequenos adormecem no nosso colo e embalada pelas covas da estrada quase que jurava que adormeci tambem.

Um penoso servico de almoco depois e nao sentia nada. Ou melhor sentia que uma manada de bufalos (âs cavalitas de uma manada de elefantes) me tinha atropelado. Disse até já e arrastei-me até casa para tomar um banho. Deitei-me, ainda enrolada na toalha, e experenciei em primeira mao as maravilhas da siesta.

Acordei, ainda completamente dorida, mas revigorada. Estou com o sindrome de sexta-feira, mas percebo que terei que o guardar para mim. De regresso ao Comedor apercebo-me que sexta-feira â noite é sexta-feira à noite seja onde for (Nesse momento quase que juro que ouvi a Avé Maria em plano de fundo). Enquanto me apresentam a uma garrafa de Vodka recém comprada (Como se precisassemos de apresentacoes), apresento-lhes o "Capitao Pifo", ou como o baptizamos mais tarde, "El capitan borracho".

Rimos desenfreadamente e partilhamos histórias hilariantes dos nossos países. Descomprimimos. A Cynthia junta-se a nós e a festa está completa. Música, gargalhadas, morangos regados a vodka, mozzarela com tomate e oregáos e espanholês. Estava formado o ambiente para recuperarmos da "longa semana". Longa, torna-se na realidade um conceito relativo. Na realidade passou assustadoramente rápido. Apresento-lhes finalmente a minha gargalhada. Estreitamos lacos. Temos, afinal, tanto em comum...

2 comentários:

  1. Os golfinhos saltavam para mirar a bela sereia que estava decorando e alegrando a praia.

    Tenho a certeza que todos vocês voluntários tinham muito a partilhar...Empezando pela botelhita de Vodka...eh...eh...eh
    Mamãe

    ResponderEliminar
  2. Converti-me. NUNCA mais lhe chamo Capitão Pifo!! Brutal! ; )))

    ResponderEliminar